quarta-feira, 13 de abril de 2011

PROJETO ESCOLA DE PAIS

  1º Encontro 19/03/2011
Palestra: “A importância da primeira infância e a Integração Família e Escola”

Palestrante: Eliana Irena  do Nascimento Meneses - Diretora de Creche; Supervisora técnica em Abrigo e Centro para criança e adolescente; Supervisora do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Guaianases e atualmente formadora de professores e Coordenadores Pedagógicos da Educação Infantil na Diretoria Regional de Educação de Guaianases e professora do curso de Pós Graduação em Psicopedagogia da Universidade Cruzeiro do Sul. Recentemente escreveu um artigo com o tema: “A Escola a Família e a sociedade ” Revista Direcional, ano 7, edição 72 , Janeiro/2011

O encontro aconteceu nas dependências do CEI/EMEI Maurice Bou Assi com 55 participantes.
A palestrante falou sobre a primeira infância – sua importância para toda vida começando com algumas indagações: O que lembramos da nossa infância? Quais as imagens que trazemos em nossa memória? Quais sentimentos temos frente  a determinadas memórias, as compreendemos?
Os pais participaram bem, relembrando e relatando sobre sua infância, falando isso próximo de sua criança; sendo emocionante ouvi-los.
Enfatizou as potencialidades: - O que trago no meu físico que pode ser desenvolvido: -Movimento - Fala – Raciocínio e Habilidades
Quais as queixas mais comuns em relação ao relacionamento familiar?
Quais queixas mais comuns em relação a criação do filho?
Faltou-nos tempo para tantos dificuldades, dúvidas e desafios para resolver nas questões de atitudes com seus filhos.
A palestrante foi dando respostas que tocava no coração de cada pai. O que faziam os mesmos refletirem sobre sua prática em casa e com relação o acompanhamento na escola. Refletiu também sobre “ crianças selvagens –  Amala e Kamala”  trazendo a importância que para sermos humanos necessitamos de aprendizado que ocorrem a partir da vivência que temos uns com os outros e com o ambiente. Estes precisam do empenho da família, da escola e da sociedade de um  modo geral, em proporcionar aprendizado  de  qualidade a partir da relação entre adultos e crianças e da organização dos ambientes e dos objetos existentes.  
                Foi abordado no encontro também:  como é a criança em cada faixa etária;  como ocorre os aprendizados da criança em cada  fase; nossa responsabilidade perante a vida, função do educar nas necessidades materiais, emocionais e cuidados básicos; o que a criança precisa para aprender: pessoas afetivas e interessadas por ela, cuidado e educação, espaços intencionalmente organizados e desafiadores e sobre  limites .
E a fala da palestrante era voltada tanto para os pais como para os professores.  E nos fez parar para pensar: “A criança reflete a forma como é tratada”. Sendo assim pais e professores precisam estar próximos para que juntos possam realizar da melhor forma a sublime tarefa da educação, e envolver-se junto ao outro na construção do conhecimento e  este se dá por toda vida.
Após a explanação os pais fizeram muitas perguntas e queriam que o tema continuasse em outro encontro.  Fizemos sorteio de brindes e saborearam um delicioso café da manhã. Valeu a pena!

Nenhum comentário:

Postar um comentário